21 Jan 2013

Economia chinesa tem menor taxa de crescimento


 A economia chinesa registrou em 2012 sua menor expansão na economia desde a década de 90. O PIB do país cresceu 7,8% em 2012, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Birô Nacional de Estatísticas, órgão ligado ao governo da China. Em 2011, a segunda maior economia mundial (atrás apenas da dos EUA, maior parceiro comercial e maior rival geopolítico chinês) se expandiu 9,2%. Este índice está muito abaixo do de 2011 que foi de 9,3,ainda mais distantes dos 10,4 conquistados no ano de 2010


A desaceleração, porém, já era prevista - tanto que a meta de crescimento fixada pelo próprio governo chinês para 2012 era de 7,5%. De outubro a dezembro de 2012, a economia da China cresceu 7,9%, resultado meio ponto percentual superior ao do terceiro trimestre (7,4%) e superior ao verificado entre abril e junho do ano passado (7,6%). Foi a primeira alta depois de sete trimestres seguidos de crescimento em queda. 

O grande país asiático, maior motor da expansão global nos últimos anos, sentiu a desaceleração mundial, liderada pela Europa, em crise, e pelos Estados Unidos, em leve retomada. O ritmo menor na China afeta diretamente o Brasil. Os chineses são hoje os maiores compradores de produtos brasileiros, em especial commodities minerais e agrícolas, como minério de ferro e soja. O gigante asiático também é considerado, junto como Brasil, a Rússia e a Índia (o grupo Brics), uma das grandes potências emergentes do mundo,que só é menor que o G7.
O PIB da China atingiu 53,93 iunares ,o que são US$ 8,28 trilhões, e continua como a segunda maior economia.

No comments: