7 Jan 2013

O adeus a um gigante dos games, o PlayStation 2


Console será aposentado pela Sony. Com uma década de vida e 150 milhões de unidades vendidas, inovou a área de jogos e deixou títulos inesquecíveis.


É o fim de uma era. Depois de 12 anos de sucesso, a Sony confirmou que não fabricará mais o PlayStation 2, console que transformou a empresa japonesa em um concorrente de peso da Nintendo, a mais importante marca do mercado de games em todo o mundo. Por ora, a fabricação será interrompida apenas no Japão, mas a decisão antecipa uma inevitável ação estratégica, que acontece às vésperas da empresa mostrar ao público o PlayStation 4, sucessor de seu atual sistema (PlayStation 3).
O PS2, como ficou conhecido, foi lançado no Japão em março de 2000. Nos Estados Unidos, chegou às lojas sete meses mais tarde. O aparelho pertence à sexta geração de videogames, também conhecida como "era 128-bits", devido à capacidade de processamento. Seus principais concorrentes eram o Dreamcast (da Sega), o Xbox (Microsoft) e o GameCube (Nintendo).
Ao longo dos anos 2000, o console reinou absoluto. Ao todo, a Sony comercializou mais 150 milhões de unidades em todo o mundo, o que garantiu ao aparelho o título de videogame mais vendido da história. A razão de todo esse sucesso está nos recursos que ele popularizou. Graças à capacidade de rodar DVD, o aparelho se transformou também em um media center, conceito até então pouco difundido.
"O PS2 foi revolucionário, porque agregava muitos recursos. Ele permitia a conexão à internet, possuía muitos acessórios e bons títulos, como 'God of War', 'Shadow of the Colossus', 'Winning Eleven' e 'Gran Turismo 4'."

Ricardo de Andrade, de 31 anos, colecionador

O PS2 não chegou a migrar do quarto dos adolescentes para a sala da família, como faria o Wii, da Nintendo, anos mais tarde. Isso porque seus games sempre foram voltados a jogadores mais experientes, e não aos novatos. Assim mesmo, ele aperfeiçoou muitas inovações trazidas pelo Dreamcast, no final de 1998.
Por um golpe de sorte, a Sega passava por uma fase ruim, em que apostar em hardware já não fazia mais parte do negócio. Com o fim da fabricação do console em 2001, o PS2 se transformou no videogame mais inovador e em um sonho de consumo para jovens de todo o mundo. Ele era compatível com o antecessor PlayStation, ou seja: rodava os jogos do sistema anterior. Isso ajudou a impulsionar a plataforma.
Outros recursos de vanguarda acompanharam o lançamento do videogame. Além de rodar CD e DVD, ele possuía duas entradas USB e um adaptador para o acesso à internet. Ainda que, à época, a conexão não oferecesse uma experiência satisfatória ao jogador, o console permitia partidas on-line. Outra vez, o Dreamcast havia sido pioneiro ao pensar no conceito de rede, mas foi o PS2 que mostrou ao mercado como esse recurso funcionaria nos consoles a exemplo do que já acontecia nos PCs.
A longa vida útil do PS2 é devida aos acessórios lançados para o aparelho na última década. Ele possuía um controle de TV, que podia ser usado na reprodução de filmes, HD externo, cartões de memória, teclado, mouse e fone de ouvido. Permitia ainda a conexão de microfones para jogos de karaokê, tapete de dança para games musicais, volantes para títulos de corrida, armas para atrações de tiro e até guitarras para simuladores – caso do revolucionário Guitar Hero.
Outra inovação testada pelo PS2 foi a EyeToy, câmera digital capaz de reconhecer gestos do usuário. O acessório da Sony detectava movimentos, cores e sons e permitia que o jogador interagisse com os games sem o uso de joystick. À época, a tecnologia não estava lapidada e, por isso, não foi muito adiante nas mãos do PS2, mas indicou uma tendência. A ideia virou, por exemplo, a força por trás do Kinect, sensor de movimento da concorrente Microsoft.
Muitos jogos importantes foram desenvolvidos para a plataforma. Segundo a Sony, o catálogo de games para PS2 tem mais de 10.000 títulos. Alguns seguem fazendo sucesso no PlayStation 3; outros, não. Todos, contudo, têm em alguma medida a marca do já saudoso PS2. 

Cinco jogos que fizeram história no PS2
God of War


A franquia exclusiva da Sony estreou no PlayStation 2 em 2005 e, desde então, se transformou em uma das mais importantes séries da companhia japonesa. O jogo, baseado na mitologia grega, conta a história do anti-herói Kratos, um guerreiro espartano que enfrenta diferentes inimigos a serviço dos deuses do Olimpo. Seu objetivo é destruir Ares, o deus da guerra, responsável pela morte de toda a sua família.

PES (Winning Eleven 5)


Popularmente conhecido como Winning Eleven, o Pro Evolution Soccer foi lançado pela Konami para PlayStation 2 em 2001. O jogo de futebol é até hoje um dos mais tradicionais do segmento e principal concorrente de Fifa, franquia da Electronic Arts. A série estreou na década de 80, para o MSX, um dos primeiros computadores pessoais, mas ganhou reconhecimento mundial anos mais tarde na plataforma da Sony.

3 de 5

GTA III


Grand Theft Auto III foi o primeiro game 3D da série GTA, lançado pela Rockstar para PS2 em 2001. O jogo acontece na cidade fictícia de Liberty City, uma espécie de Nova York dos games. O protagonista da trama é Claude, um criminoso que foi traído pela sua namorada durante um assalto a um banco. Depois de ser preso, o personagem se transforma em um protegido dos chefões do crime organizado e segue "carreira" na grande metrópole. 

Need for Speed


A franquia de jogos de corrida estreou no PlayStation 1, no começo dos anos 90, mas ganhou popularidade em 2002, quando chegou ao PS2. Need for Speed: Hot Pursuit 2 traz carrões, como veículos da Ferrari, e diferentes tipos de pista. O objetivo do game é fugir da polícia. Ao todo, o título traz 40 modelos de carros. Diferente de outros jogos de corrida, que prezam pela simulação, Need for Speed aposta em efeitos impossíveis na vida real, como grandes saltos e curvas.


Guitar Hero


Revolucionou os jogos musicais ao levar para os games a sensação de ser um rock star. O jogo, que vinha acompanhado de um joystick que simulava uma guitarra, fez grande sucesso e se transformou em uma das franquias mais badaladas para a plataforma. O título conquistou a simpatia de um público amplo, até então alheio aos games, e virou atração em programas de TV e entre celebridades do mundo da música.

No comments: