27 Apr 2013

Os 7 Cumes...contando sobre cada um






Um dos maiores feitos que um alpinista pode fazer é subir no "7 cumes", para você que não sabe o que são os 7 cumes, cada um dos 7 cumes é a montanha mais alta de cada continente, por exemplo o Aconcágua é o maior da América do Sul, alguns escalam os 7 cumes, e outros escalam os 8 contando que a Austrália não é do mesmo continente de suas ilhas.

O primeiro a escalar os 7 cumes foi Dick Bass em 1985, entre os 7 cumes conta que a América do Sul e do Norte são divididas e a Antártica é um continente, mas Dick Bass não escalou a verdadeira maior montanha da Oceania, pois ele não considerou as outras ilhas da Oceania, a maior montanha da Oceania é na Nova Guiné (ilha da Oceania), onde tem a: Carstensz Pyramid, de 4.884 m. com quase o dobro da maior montanha da Austrália: Kosciuszko com 2.228 m.

Um debate se iniciou quando o Canadense Pat Morrow escalou os 7 cumes, mas os 7 cumes mesmo, ou seja ele escalou a maior montanha da Oceania, a Carstensz Pyramid. Desde esse debate alguns aventureiros sobem contando a lista de Dick Bass, outros a do canadense Morrow e outros sobem contando a lista dos dois, subindo os 8 cumes.

229 aventureiros já conseguiram escalar os 7 cumes, outros 81 conseguiram subir os 8 cumes, nem imagino a dificuldade que deve ser escalar 200 metros, imagina 5.000 metros.

Veja a foto de cada montanha:

 Kosciuszko



Essa montanha tem 2.228 metros, está localizada na Austrália (Oceania), e de acordo com Bass é a maior montanha da Oceania.

Carstensz Pyramid


Reprodução/ Everestnews



A pirâmide Carstensz ou Puncak Jaya, é o ponto culminante da Oceania (ponto mais alto),com 4.884 metros, está localizado em Papua na Inodonésia. O primeiro a escalar os 7 cumes contando o monte pirâmide Carstensz e não a Kosciuszko foi o canadense Pat Morrow, em5 de Agosto de 1986.

6° Vinson Massif



O monte Vinsol, tem 4.894 metros, sendo o maior ponto culminante da Antártica, situa-se no extremo Sul da Península Antártica.

A primeira escalada foi realizada em 1966, em uma expedição americana liderada por Nicholas B. Clinch , e patrocinada pela  National Geographic Society, National Science Foundation e American Alpine Club.

O monte recebeu o nome em homenagem ao congressista americano Carl G. Vilson por causa de ser ele quem persuadiu o governo americano a promover uma expedição à Antártica.

5° Mount McKinley



O monte McKinley é o maior monte da América do Norte, que está localizado nos Estados Unidos, no estado do Alasca tem 6.194 metros de altitude.

O nome: O nome foi dado em homenagem ao presidente dos Estados Unidos Willian McKinley. Quando o Alasca era russo o nome traduzido para o português era Denali, que significa "o grande", está situado perto da cidade de: Talkeetna.

Mount Elbrus


Foto retirada da internet: Fonte 
O monte Elbrus é o pico culminante da Europa, e o quarto maior entre os 7 cumes, com 5.642 metros de altitude, está na cordilheira de Caucásio, localizado na Rússia, próximo a Georgia, este monte é um estratovulcão extinto, o monte Elbrus têm um cume-pai, e este é a maior montanha do Mundo: Monte Everest.

Curiosidade

Na Antiguidade o monte era conhecido como Strobilus, que é monte em que na mitologia grega Prometeu foi acorrentado.

3° Monte Kilimanjaro


 O monte Kilimanjaro é o pico culminante da África, e é o terceiro maior entre os 7 cumes, medindo aproximadamente 5892 metros. É localizado nas coordenadas 3º07' S e 37º35' E, no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, é o ponto mais alto da África, com uma altitude de 5 891,8 m no Pico Uhuru.

Antes do século XIX, algumas raras crônicas, como a do geógrafo egípcio Ptolomeu, mencionaram a existência de umamontanha branca no coração da África. Em 1845, o geógrafo britânico William Cooley, certo da sua existência, afirma que a montanha mais conhecida da África oriental é recoberta de rochas vermelhas.

2° Aconcágua



Medindo 6.962 metros de Altitude, o monte de Aconcágua é o ponto culminante da América do Sul, também é o segundo maior entre os 7 cumes, e o maior da América, não apenas da América do Sul. É o ponto mais alto de todo hemisfério sul, só perdendo para o monte asiático Everest que é o maior da Terra.

Por ser a maior montanha das Américas, ela desafia escaladores do Mundo todo a superar, e as principais dificuldades enfrentadas nessa montanha são: o frio e a falta de oxigênio, que é comum em grandes montanhas. Existem alguns locais para acampamentos para quem deseja realizar a subida da montanha: Confluência a 3368 m de altitude, Plaza de Mulas 4370 m – que é o acampamento base –, Nido de Condores a 5560 m e Berlim a 5926 m.

Em 2002, Rodrigo Raineri e Vitor Negrete formaram a única dupla brasileira a escalar a Face Sul do Aconcágua, bem como a Rota Noroeste em pleno inverno, em 2004.

1° Monte Everest

É o ponto culminante da Terra, mas entre os 7 cumes está como a maior da Ásia, medindo 8848, está localizada entre Nepal e Tibete, que são dois países asiáticos. O nome é uma homenagem a Sir George Everest, que nasceu no País de Gales, mas morou parte da vida na Inglaterra, tanto que morreu em Greenwich, um distrito de Londres. Radhanath Sikdar, matemático e topográfico indiano foi o primeiro a identificar o monte Everest como o maior do monte do Planeta, isso em 1852, e por isso alguns indianos pensam que o nome da montanha deveria se chamar Sikdar, e não Everest. O nome já foi temporariamente Pico XV.

Números
Até o final de 2006, 8 030 pessoas tentaram alcançar o topo, e delas 212 não retornaram da aventura, sendo que destas 56% morreram depois de atingir o cume.

Fonte: Wikipédia


No comments: