24 Jan 2013

Na China, iPhone perde a liderança no mercado para o Coolpad


Apple foi superada no mercado chinês pela China Wireless Technologies. A China Wireless Technologies desbancou o iPhone, que antes era o favorito no país, com seu o Coolpad 8060. O aparelho custa cinco vezes menos que o modelo da Apple, que atualmente aparece em sexto colocado entre os aparelhos mais populares da China.

Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação) (Foto: Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação))CoolPad 8060



Vendido por 619 yuan (cerca de US$ 100, ou R$ 200), o Coolpad 8060 é um sucesso, e reflete a tendência dos mercados emergentes, onde o padrão elevado dos produtos da Apple não condiz com a realidade. Assim, os aparelhos da companhia estadunidense começam a perder espaço para modelos mais modestos. A projeção é que o Coolpad 8060 venda cerca de 28 milhões de unidades na China só em 2013, enquanto o iPhone fica com o sexto lugar de vendas no ranking do país.
A queda da popularidade da Apple é um sinal muito ruim para a empresa, já que a China é hoje o maior mercado potencial de dispositivos móveis do mundo. Outras multinacionais, como a Samsung, ZTE e Lenovo, também ultrapassaram a gigante de Cupertino, aproveitando a onda dos smartphones simples e baratos.
Esta, aliás, não é a primeira "derrota" recente da companhia. No Japão, situação semelhante aconteceu com o iPad, que perdeu o primeiro lugar nas vendas para o Nexus 7, do Google, que custa US$ 130 (cerca de R$ 260) a menos que o iPad mini, que é o tablet mais barato da Apple.
No início do mês, boatos davam conta de que a Apple planejava lançar um modelo popular do iPhone voltado justamente para os mercados emergentes, como China, Índia e Brasil. No entanto, a notícia foi desmentida pelo vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller. De acordo com o executivo, aparelhos baratos "nunca serão o futuro dos produtos da Apple".

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